Você compraria um livro sem capa? Ou talvez algum cuja capa é estranha e parece mal feita? Tenho certeza que não, isto porque nós simplesmente não gostamos de correr riscos e, assim, perder dinheiro. Por isso a imagem da empresa é sempre o primeiro ponto com que devemos nos preocupar. Um logotipo é muito mais do que apenas uma fonte com vetores bonitinhos, é ele responsável por toda identidade visual do seu negócio, já que esta é a primeira coisa que os clientes em potencial veem.
É através da imagem de um logotipo que percebemos se a empresa é de confiança, tem credibilidade e merece nosso dinheiro, já imaginou receber um cartão de visita ou folder com informações jogadas e nenhum logotipo? Certamente você não iria nem pesquisar mais sobre esta empresa, ela não lhe despertaria curiosidade e interesse. Lembre-se sempre que sua empresa precisa demonstrar todo o seu potencial em apenas uma pequena imagem. Descubra agora o que poderá acontecer caso seu negócio não tenha logotipo ou tenha economizado muito na produção de um:
Instabilidade: Se você começa seu negócio com um logotipo e 2 semanas depois decide que precisa de um melhor, jamais criará identidade de imagem, assim confundindo seus consumidores a respeito de quem você é. Por isso é muito importante confiar sua marca a uma agência que igualmente passe credibilidade, economizar neste caso pode causar o desastre.
Amadorismo: Imagine uma lancheria cuja fachada seja em tons laranja, pintada com tinta de má qualidade e descascando, você não entrará no estabelecimento olhando para o chão e analisando a limpeza do local? Pois é, a falta de um logotipo pensado para o seu negócio e devidamente projetado por um profissional faz parecer que você não se importa com seu negócio, que é amador.
Credibilidade: Esta é a palavra de ordem! Como já dissemos, você precisa passar credibilidade, mostrar que é um profissional sério e qualificado que segue as normas e faz o seu melhor para cumprir com suas obrigações, porém não há como falar isso todas as vezes que alguém passar pela sua loja ou acessa-la online, você precisa de algo que diga isso pra você e este ‘algo’ se chama logotipo.
Identidade Visual: Existem marcas que não precisam de meia palavra para ser reconhecida. A Nike, por exemplo, há anos não escreve mais o nome de sua organização em seus produtos, pois aquele símbolo é automaticamente vinculado a uma empresa respeitável de materiais esportivos. É disso que você precisa! Sua identidade visual precisa ser linda, bem feita e principalmente padrão. Todos os seus materiais de divulgação, seu website, suas artes, tudo precisa seguir um mesmo contexto para ser sempre lembrado. Veja a Coca-Cola, basta ver uma latinha vermelha e você já sabe imediatamente do que se trata. Identidade visual é extremamente importante para passar todos os itens acima: estabilidade, profissionalismo e credibilidade.
Bom, por hoje é só. Espero que este texto tenha feito com que você perceba a grande importância existente em criar um bom, lindo e profissional logotipo que passe exatamente a mensagem que você deseja.